domingo, 26 de fevereiro de 2012

Atividade de Geografia:Representação do planeta Terra/Principais movimentos/Pontos cardeais e colaterais


A FORMA E AS REPRESENTAÇÕES DA TERRA

        A Terra possui uma forma arredondada ou esférica e apresenta um pequeno achatamento nos pólos. Os pólos são extremos norte e sul do nosso planeta.
        Para representar a forma e os elementos terrestre, os cartógrafos criaram o globo terrestre e os planisférios.
       O globo terrestre é uma representação em miniatura do planeta Terra. Nele, os continentes, as ilhas, os oceanos, os rios e os países mantêm, proporcionalmente, seus devidos contornos e dimensões.


        Os planisférios nos permitem visualizar toda a superfície terrestre de uma só vez. Porém, eles apresentam certas distorções com relação à área e à forma dos continentes e dos oceanos.

 
OCEANOS E CONTINENTES

A superfície do nosso planeta é constituída de uma forma irregular por continentes e oceanos. Os continentes ocupam menos de 30% da superfície terrestre e concentram-se, sobretudo, no Hemisfério Norte. A maior parte do planeta é ocupada por água (aproximadamente 70%), daí a sua designação de “Planeta Azul”.

CONTINENTE: Grande extensão de terra rodeada pelos oceanos e mares.
A superfície terrestre está dividida em seis continentes: a América (do Norte, Central e do Sul), a Europa, a Ásia, a África, a Oceania e a Antártica. 

OCEANO: Grande massa de água que separa os continentes.Os oceanos, que cobrem a maior parte da superfície terrestre, são: o Atlântico, o Pacífico, o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico.

MOVIMENTOS DA TERRA
A terra está sempre em movimento e os movimentos principais são:

O movimento de rotação: A Terra gira em volta de seu eixo, realizando um giro completo de 24 horas. Esse movimento é responsável pela sucessão de dias e noites em nosso planeta; enquanto uma parte da Terra está recebendo a luz do Sol (é dia), a outra parte está sem iluminação (é noite).

O movimento de translação: É a volta que a Terra faz em torno do Sol, durante 365 dias e 6 horas (um ano). O caminho que a Terra percorre em volta do Sol é chamada órbita terrestre.
A Terra gira sempre inclinada. O movimento de translação e a inclinação da Terra dão origem às estações do ano: primavera, verão, outono e inverno; cada estação tem a duração de três meses
Estações do Ano:
Primavera: 22 de setembro a 20 de dezembro.
Verão: 21 de dezembro a 20 de março.
Outono: 21 de março a 20 de junho.
Inverno: 21 de junho a 21 de setembro.
A primavera: é conhecida como a estação das flores, os dias não são muito quentes nem muito frios.  Seu período é de : 22 de setembro a 20 de dezembro.
O verão: é a estação do calor. Os dias são mais longos que as noites e o clima é bastante quente. Seu período é de 21 de dezembro a 20 de março.
No outono os dias são agradáveis; muitas folhas de árvores secam e caem. Seu período é de 21 de março a 20 de junho.
O inverno é a estação do frio. Os dias são mais curtos e as noites são mais longas. Seu período é de 21 de junho a 21 de setembro.

Pontos cardeais e colaterais
Os pontos cardeais, também conhecidos como pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.
A utilização desses pontos contribuiu para as grandes navegações do período colonial, rotas comerciais, em guerras, além de auxiliar em trilhas, competições de rally, entre outras atividades.
Através do Sol é possível identificar os quatro pontos cardeais. Para isso, estique o braço direito para a direção em que o Sol nasceu (nascente). Pronto, você encontrou o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente). O Norte está à sua frente e o sul, atrás de você.
No entanto, é importante ressaltar que, durante o ano, o Sol nasce em pontos distintos. Sendo assim, não podemos afirmar que o Sol nasce sempre no ponto cardeal Leste. Portanto, essa metodologia indica os pontos cardeais em relação ao lugar em que estamos.
Além dos pontos cardeais, existem os pontos colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste) e subcolaterais (norte-nordeste, norte-noroeste, leste-nordeste, leste-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oeste-sudoeste e oeste-noroeste).


Atividade
1)Observando e respondendo.

O espaço e a representação da Terra

        O homem criou várias maneiras de representar o planeta em que você vive.Por sua forma esférica,o globo terrestre,é a representação que nos permite formar uma ideia mais aproximada de como é o planeta Terra

.Agora observe o globo que a professora trouxe e responda:

a)   Escreva o que você pode observar no globo terrestre.
b)   Que cor foi usada para representar a água presente na superfície da Terra?
c)   Que cores foram usadas para representar os continentes e as ilhas?
d)   É possível visualizar,de uma só vez,todas as partes qe representam a superfície da Terra?Por quê?

2) Responda.

a) Em que estação do ano estamos?
b) Qual a estação do ano que você mais gosta? Por que?
c) Seu aniversário é comemorado em que estação do ano?






3 comentários: